A Mosteiro Cervejaria

A Mosteiro Cervejaria foi inaugurada em maio de 2017, mas sua história começou a ser tracejada muito antes, há mais de 30 anos, pela família Copi.

Lúpulo, água, malte de cevada e levedura este é o mantra da família Copi.

Apaixonados pelas notas da boa gastronomia e afeitos a conhecer os gostos do Brasil e do Mundo, eles descobriram na década de 80, quando pouco se conhecia e disponibilizava no país, que havia uma grande variedade de cervejas.
(nessa época ainda não existiam cervejas artesanais)


A família então peregrinou:

Com paladares dispostos ao novo conheceram um ‘sem número’ de cervejarias em países da Europa; dedicaram-se a visitar as embrionárias fabricantes da cerveja artesanal no Brasil; adotaram Santa Catarina (o berço da Cerveja Artesanal no país) como destino frequente; aperfeiçoaram seus sabores e empenharam-se a entender a importância da Lei da Pureza Alemã.

Foi assim que a paixão determinou uma vocação. Eles apropriaram-se do modus operandi da Cerveja Artesanal, participaram de cursos de produção, adquiriram equipamentos e praticaram a fabricação caseira.


Eles sonharam, estudaram, planejaram, realizaram.

Gestada por 3 décadas, a Mosteiro Cervejaria despontou caprichada com a proposta inovadora em São Carlos de fabricar Cervejas de qualidade e difundir a cultura da cerveja artesanal na região central do Estado de São Paulo.

Em um único espaço proporcionam uma completa experiência de fabricação e consumo da Cerveja Artesanal, harmonizada pela rica gastronomia mundial apresentada no menu do espaço para eventos. Além de compromissada com a difusão da cultura da Cerveja Artesanal no interior de SP, a Cervejaria Mosteiro mostra-se dedicada a cuidar do meio ambiente praticando ‘processos limpos de fabricação’.

A Mosteiro reaproveita água e vapor gerados em produção, separa e descarta corretamente os resíduos sólidos e ainda mantém em sua sede dois postos de filtragem de água da chuva - quando a legislação municipal exige apenas um entreposto.

As portas da Mosteiro Cervejaria estão abertas para receber quem compartilha desse gosto tão especial e, também, para instigar os novatos a mergulharem no maravilhoso mundo da Cerveja Artesanal.

Entre e sinta-se em casa.




Porque Mosteiro Cervejaria?

Manter tradições é outro gosto da família Copi, e o nome escolhido para a Cervejaria denota dessa aptidão. A Mosteiro Cervejaria relembra uma tradição de 4 séculos, da produção de Cervejas pelos monges beneditinos da Ordem Cistirciense da Estrita Observância, ou, trocando em miúdos, a Ordem Trapista.

Um dos princípios fundamentais da ordem dos Trapistas é o ‘Ora et Labora’ (Reza e Trabalha). Os monges, nos Mosteiros, até hoje, podem produzir itens diversos para garantir o seu sustento e de causas sociais, entre eles, a Cerveja.

As cervejas trapistas são da família chamada abadia, formada principalmente por blonde, dubbel e trippel. Toda cerveja trapista de fato deva ter o Selo “Authentic Trappist Product” em seus rótulos.

Os títulos da Mosteiro Cervejaria não seguem as regras de produção Trapistas, mas o nome escolhido pela família Copi foi mais uma maneira de guardar tradições. De difundir a cultura da Cerveja Artesanal na região central do Estado de São Paulo.